A Festa da Cabeça

00:00 / 00:00

A cabeça de Kayodê estava cansada e confusa: depois de tantas viagens e mudanças, de volta ao Rio ele se viu obrigado a enfrentar o bullying e o racismo na escola... E agora, o que fazer? Ao descobrir a força dos Orixás, é no colo de sua Vó Bida que ele encontrará o conforto que tanto precisa: com um lindo boori - a Festa da Cabeça -, Kayodê e sua família despertarão paz e a felicidade em seus caminhos e resgatarão sua ancestralidade, mostrando que a força da espiritualidade não tem idade!

Autor

Camilo Martins - Sempre fui de fazer rabiscos pela casa, em papeizinhos, paredes e outros cantos. Hoje faço esses rabiscos em livros, para que outras crianças possam se sentir à vontade para desenhar por aí. Me formei em gravura na UFRJ em 2017 e trabalho com ilustração para crianças e jovens desde então. Desenhar todas as histórias que aprendi nas ruas, livros, terreiros e rios é a melhor forma que encontrei de entender o mundo. Sempre digo que desenho exclusivamente para crianças (seja com estampas de roupa ou em páginas de livros), porque com toda certeza elas são o único público capaz de entender todas as loucuras desse e de outros mundos. A infância é o que existe de mais sofisticado na humanidade, é onde a gente se solta, onde a gente aprende, onde a gente vence a morte.

Kemla Baptista - Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, sou contadora de histórias, escritora, mãe, professora e empreendedora social. Idealizadora do Caçando Estórias, iniciativa de arte e educação que apresenta as tradições afro-brasileiras através da contação de histórias. Faço parte da Red Internacional de Cuentacuentos - RIC e o Caçando Estórias integra a Rede Nacional Primeira Infância - RNPI. Construí minha experiência sob a inspiração de grandes mestras e mestres da narração oral, do candomblé, cultura popular e literatura infantil. Sou Equede no candomblé e atuo na defesa dos direitos dos povos de terreiro realizando itinerância de espetáculos, rodas de contos e ateliês criativos para crianças em comunidades tradicionais do RJ e PE. Criei o primeiro canal no Youtube e podcast dedicado as afro-brasilidades para o público infantil. Recentemente apresentei e produzi episódios do podcast “Deixa Que Eu Conto” para a UNICEF. Realizo o festival “Aguerézinho” e estou inaugurando a “Casa do Ofá”, a primeira casa de educação antirracista de Pernambuco. Faço o que acredito com amor e sei que “quando uma mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.

Narrador

Flávio Costa

Ator desde 1984, já atuou em mais quarenta espetáculos teatrais, entre adultos e infantis; em cinema atuou em dois longas e mais de quinze curtas metragens; em publicidade atuou em doze filmes comerciais e um filme institucional. Também faz shows de humor solo, com vários personagens de sua própria criação desde 1995. Narra audiolivros para a Tocalivros.
E além da atuação, também escreve peças teatrais, tendo mais de trinta títulos de sua autoria. Lecionou interpretação para atores e não atores com alguma experiência de palco por um período de oito anos consecutivos.