Assombrações do Recife Velho

00:00 / 00:00

Lendas brasileiras apresenta vinte e uma tradições populares das cinco grandes regiões geográficas do país.
Algumas delas conhecidas em plano nacional, como as lendas da Iara, do Neguinho do Pastoreio, do aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Um passeio delicioso pela alma do brasileiro, sem sair da poltrona.

Gilberto Freyre
Gilberto Freyre nasceu no Recife, Pernambuco, em 15 de março de 1900. É considerado um dos maiores intelectuais e intérpretes da formação histórico-social brasileira. Estudou nos Estados Unidos, onde se formou Bacharel em Artes Liberais pela Universidade de Baylor, em 1920, e Mestre em Artes pela Universidade de Columbia, em 1922.
Autor de Casa-Grande & Senzala (1933), obra seminal da historiografia brasileira, Freyre recebeu muitos prêmios e títulos ao longo de sua vida, tanto nacionais quanto internacionais. Numa abordagem analítica inovadora, seus estudos apontaram para as vantagens do processo de miscigenação racial ocorrido no Brasil.
Freyre foi deputado federal pela União Democrática Nacional (UDN) entre 1946 e 1950, período em que criou o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, atual Fundação Joaquim Nabuco. Lecionou em universidades europeias e norte-americanas, e teve vários de seus livros traduzidos para diversos idiomas. Faleceu em sua cidade natal, em 18 de julho de 1987.

Narrador

Flávio Costa

Ator desde 1984, já atuou em mais quarenta espetáculos teatrais, entre adultos e infantis; em cinema atuou em dois longas e mais de quinze curtas metragens; em publicidade atuou em doze filmes comerciais e um filme institucional. Também faz shows de humor solo, com vários personagens de sua própria criação desde 1995. Narra audiolivros para a Tocalivros.
E além da atuação, também escreve peças teatrais, tendo mais de trinta títulos de sua autoria. Lecionou interpretação para atores e não atores com alguma experiência de palco por um período de oito anos consecutivos.