Imaginário Político nos Inícios da República Brasileira - Parte 1

00:00 / 00:00

Proclamada a República no Brasil, em 1889, as três principais forças sociais responsáveis por essa transformação política - fazendeiros de café, Exército e setores das classes médias urbanas - lutarão para imprimir sua marca cultural e política, conformando o novo regime aos seus diferentes projetos políticos.
Essa aula, apresentada em duas partes, versa sobre as disputas em torno do estabelecimento do mito de origem republicano, debatendo também os três projetos políticos mais importantes para a recém fundada República: o militar, o positivista, em suas faces civil e militar, e o liberal, em suas distintas nuances.
A exposição baseia-se principalmente em textos de José Murilo de Carvalho: A Formação das Almas - Imaginário da República no Brasil, SP, Cia. das Letras, 1990 e "Entre a liberdade dos antigos e a dos modernos: a República no Brasil", em dados. Revista de Ciências Sociais, vol. 32, no. 3, 1989, pp. 265-280.