Novo Manual do Médium de Umbanda

00:00 / 00:00

Este livro pretende esclarecer, principalmente para os iniciantes, um pouco sobre o cotidiano dos terreiros, servindo como um ponto de reflexão, despido de preconceitos, e a realidade da Umbanda.
São apresentados conceitos fundamentais sobre os orixás, as Sete Linhas de Umbanda, o sincretismo religioso, a implantação da Umbanda no Brasil, a mediunidade e as entidades espirituais que se manifestam nas sessões.
Também são explicadas algumas práticas cotidianas dos terreiros e dadas algumas orientações para os médiuns umbandistas, além de desmiticados certos temas mais polêmicos. Banhos ritualísticos, pontos-cantados e pontos-riscados, defumações, descarregos e o uso das velas, do tabaco, dos curiadores, das guias, dos ponteiros, da pemba e da toalha ritualística também estão presentes nesta obra.
Por fim, são elencadas uma série de importantes orações e trabalhos para a proteção do lar, dos familiares e dos amigos, além de alguns trabalhos de magia e orientações gerais.

Thiago Ubaldo
Diamantino Fernandes
É professor, pesquisador e autor de livros sobre Umbanda. Tem pós-doutorado e doutorado em Educação pela PUC-SP e mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo e pela City University Los Angeles. É mestre maçom past master, sacerdote de Orunmilá-Ifá (Babáláwò Ifasoya Ifadaisi Agbole Obemo) sacerdote do Templo Cristão Umbanda do Brasil, ministro religioso da Casa de Cultura Umbanda do Brasil. Atuou como vice-presidente da Federação Umbandista do Grande ABC entre 1985 e 1989 e como sacerdote do Templo da Confraria da Estrela Dourada entre 1993 e 1999. Foi iniciado na Umbanda tradicional por Pai Ronaldo Linares, na Raiz de Guiné (Hanamatan Ramayane) por Mestre Yatyçara e na Quimbanda das Almas (Babá Egúngún Inú Aféfe) por Tata Kalunga.

Larayara de Alexandria
É sacerdotisa do Templo Cristão Umbanda do Brasil e presidente da Casa de Cultura Umbanda do Brasil. Seguidora dos ensinamentos antroposóficos de Rudolph Steiner, foi iniciada na Umbanda tradicional por Pai Ronaldo Linares, na Raiz de Guiné por Mestre Yatyçara e na Quimbanda das Almas por Babá Egúngún Inú Aféfe. Também atuou como médium do Templo da Confraria da Estrela Dourada entre 1994 e 1999. Hoje, é adepta e facilitadora de workshops sobre dança circular.