O povo Brasileiro

00:00 / 00:00

Obra magistral, e o maior desafio de Darcy Ribeiro, O povo brasileiro é uma tentativa de compreender quem somos, o que somos e a importância do nosso país.Talvez uma tarefa dura, mas imprescindível, pois segundo Darcy:“Este é um livro que quer ser participante, que aspira a influir sobre as pessoas e ajudar o Brasil a encontrar-se a si mesmo”.

Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, em 26 de outubro de 1922. Formou-se em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1946. Construiu uma brilhante carreira intelectual de projeção internacional, notadamente nos campos da antropologia, etnologia e educação. Além de ter sido um estudioso do modo de vida dos povos indígenas, defendeu-os arduamente.

Em 1954, organizou no Rio de Janeiro o Museu do Índio, o qual dirigiu até 1957. Também em 1954, elaborou o plano de criação do Parque Indígena do Xingu, situado ao norte do estado de Mato Grosso. Ribeiro se destacou como escritor, educador e político, além de ter sido figura presente em momentos centrais da história brasileira na segunda metade do século XX. Desempenhou papel central na fundação da Universidade de Brasília, em 1962, da qual foi o primeiro reitor. Foi ministro-chefe da Casa Civil e ministro da Educação no governo João Goulart. Foi eleito vice-governador do Rio de Janeiro em 1982. Concomitantemente ao exercício do cargo, foi secretário de Estado da Cultura e coordenador do Programa Especial de Educação, com a missão de implantar 500 Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) no estado do Rio de Janeiro. Foi senador da República entre 1991 e 1997. Tomou posse da Cadeira nº 11 da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 15 de abril de 1993, sucedendo a Deolindo Couto. Faleceu em 17 de fevereiro de 1997, em Brasília.