Reflexões Noturnas

00:00 / 00:00

Por meio de textos sucintos e reflexões profundas, Reflexões noturnas: o lado oculto de exu, de Eduardo Lima, traz grandes ensinamentos sobre o culto ancestral aos exus e às pombagiras. São alguns pensamentos e ensinamentos acerca do rito quimbandeiro, da filosofia ancestral transmitida pelos mestres e da consciência religiosa que todos precisam alcançar, independente da religião que seguem, que cultuam ou que estudam.

A partir da leitura deste livro, o leitor terá uma noção do que representa o culto da Quimbanda, quem é exu e a potência da força que ele exerce sobre seus adeptos. Também conhecerá um pouco sobre a malandragem, que neste livro é representada e reverenciada a partir das figuras de seu Zé Pelintra e seu Zé Malandro das Sete Encruzilhadas — os responsáveis por receber e conduzir o autor às religiões de Umbanda e Quimbanda.

Por fim, essa obra busca desmistificar e quebrar os paradigmas e preconceitos que permeiam o rito marginalizado aos exus, às pombagiras e ao obscuro de sua santidade Maioral.

Eduardo Lima
Eduardo Lima é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Ibirapuera e possui MBA em Finanças pela Fundação Instituto de Administração. É adepto do Templo de Quimbanda Maioral ­Beelzebuth e Exu Pantera Negra, cujo objetivo principal é louvar a ancestralidade e buscar o conhecimento acerca das culturas indígenas, negras e europeias que se fundiram no Brasil para a formação do culto da Quimbanda brasileira. Eduardo Lima atua como teólogo umbandista, palestrante e pesquisador das culturas ancestrais e afro-brasileiras, buscando fortalecer a religião por meio do trabalho caritativo e filosófico.

Narrador

Flávio Costa

Ator desde 1984, já atuou em mais quarenta espetáculos teatrais, entre adultos e infantis; em cinema atuou em dois longas e mais de quinze curtas metragens; em publicidade atuou em doze filmes comerciais e um filme institucional. Também faz shows de humor solo, com vários personagens de sua própria criação desde 1995. Narra audiolivros para a Tocalivros.
E além da atuação, também escreve peças teatrais, tendo mais de trinta títulos de sua autoria. Lecionou interpretação para atores e não atores com alguma experiência de palco por um período de oito anos consecutivos.