Ventania para Oyá

00:00 / 00:00

Este é o primeiro livro de Alexandre Careca, autor da página Ventania Poesia. Considerado como o poeta dos orixás, ele reuniu neste livro mais de 70 poemas de sua autoria que exaltam a figura da orixá Iansã – a orixá guerreira: que é búfalo, mas também é borboleta; cujo vendaval desorganiza e cuja brisa acalenta; que, com seus raios, ilumina e empodera.
Para tornar este livro ainda mais significativo, Alexandre convidou Adeloyá Magnoni – a fotógrafa do xirê – para, com suas fotos, traduzir sua poesia e trazer ainda mais significado para cada verso, criando uma experiência única de leitura. Este livro pode ser considerado como uma ode à Iansã, mas também pode ser visto como uma exaltação do feminino: da mulher que se coloca, chega e preenche os espaços; que sabe o que quer e não tem medo de ser quem é; que vai à luta e briga por aquilo que acredita; que está em constante movimento; que enverga, mas não quebra.

Alexandre Careca
Nasceu em São Paulo em 1974. Ainda criança, conheceu a Umbanda por intermédio de sua avó, que trabalhava em casa. Como médium, já trabalhou em terreiro, mas hoje pratica apenas a Umbanda familiar, atendendo a parentes e amigos. Alexandre começou a escrever aos 13 anos e, desde 2015, quando inaugurou o blog Ventania Poesia, escreve em homenagem às religiões afro-brasileiras. Participou da coletânea Fio de Contas, produzida pela Lampejo Editorial.

Adeloyá Magnoni
É foto-ativista, usa o trabalho foto­gráfico sob um olhar antropológico com o intuito de dar voz e visibilidade às diversidades sexuais, de gênero e afro-diaspóricas. É iniciada no Candomblé para Exu e Iansã e tem um trabalho muito relevante na cobertura de festas da religião, pois todo o seu olhar é voltado para a valorização da cultura e da religiosidade de matriz africana.

Narrador

Cintia Rosini

Atriz e locutora. Formada em Teatro pela Anhembi Morumbi, trabalhou em diversas companhias em SP quando decidiu fazer uma especialização em teatro corporal e mimica pelo Studio Magenia em Paris.

Depois de formada trabalhou como palhaço em alguns países da África no Circo Il Florilegio, circo nacional Italiano da Família Togni. Hoje de volta a SP trabalha com dublagem, stand up comedy e como atriz em algumas Companhias de teatro!