Videira: Uma Trajetória em Construção

00:00 / 00:00

A história de um lugar é composta pela interposição de redes construídas pelas relações humanas para dar lugar às várias tramas que compõem a vida cotidiana e o imaginário coletivo. Unem-se história e geografia, economia e cultura, sociedade e política para criar uma cidade e como cidade, uma identidade cultural, material e imaterial que se não for registrada será perdida e uma vez perdida será esquecida para sempre. Para frear o esquecimento da sua própria história, Videira recebe uma obra que conta a trajetória de seu lugar, indo da ocupação indígena à Guerra do Contestado, e da Guerra à ocupação colonizadora para apresentar a formação das vilas de Vitória e Perdizes, que deram origem ao município, bem como das comunidades satélites; a construção de suas pontes e suas destruições pela força do Rio do Peixe; o desenvolvimento da indústria e da economia; a promoção de cultura; as práticas religiosas e outros aspectos relevantes da história municipal.

Autor

Angela Zatta é uma pesquisadora e escritora videirense. É autora de Mães de Videira, Segredos da Gestão e Manual de Redação, pela Êxito Editora e Comunicação, e se aventura pela ficção em publicações independentes. Atualmente escreve para a Revista Êxito, de Videira.