A Identidade Linguística Brasileira e Portuguesa: Duas Pátrias, uma Mesma Língua?

Portugal e Brasil são duas pátrias irmãs sob o ponto de vista histórico-cultural, ambas compartilhando a mesma língua, a língua portuguesa. A obra A identidade linguística brasileira e portuguesa: duas pátrias, uma mesma língua? da autoria de Ivonete da Silva Santos e Alexandre António Timbane levanta debates acerca da identidade que os falantes do português brasileiro assumem quando estão em contato com o português europeu, em espaço português. Neste livro o leitor encontrará debates que defendem as relações entre a língua como sistema, a cultura da comunidade falante e a identidade que permeiam a construção na afirmação de pertencimento. A obra apresenta um breve historial da formação do português, assim como os resultados do deslocamento geográfico da Língua Portuguesa (LP) de Portugal para o Brasil. Este estudo mostra que no Brasil não se fala a LP como em Portugal, mas existe uma intercompreensão entre os falantes das duas pátrias porque compartilham o mesmo sistema. O léxico sendo o mais evidente salta à vista e por vezes confunde e até constrange quem o usa em contextos alheios à sua variedade de forma inadequada. Ao percorrer a obra, as(os) leitoras(es) ficarão sensibilizadas(os) com a necessidade de valorizar as variedades do português que são possibilidades de normas que a língua como sistema oferece. As curiosidades sobre as diferenças entre o português brasileiro e português europeu poderão encorajá-la(lo) para o reconhecimento da variação lexical como identidade linguística que caracteriza um indivíduo pertencente a uma das variedades do português.