Administração Pública Consensual

Esta obra tem por propósito expor a maneira pela qual a mediação - que é um método consensual de resolução de conflitos - pode ser um instrumento adequado e eficiente de acesso à justiça no âmbito da Administração Pública consensual. Nesse diapasão, realizar-se-á uma análise da evolução do conceito de acesso à justiça, perpassando pelas pesquisas e conclusões tiradas no âmbito do Projeto Florença, bem como pela noção de Justiça Multiportas. Trata-se de uma hipótese que tem por escopo medicar a atual cultura do conflito adversarial existente na sociedade brasileira, fazendo exsurgir a cultura do consenso. Como corolário da implementação da mediação no âmbito da Administração Pública, destaca-se a eficiência na solução de disputas, acarretando a proteção do interesse público de forma mais adequada à espécie de lide em análise.