Animação cultural

A animação cultural é uma proposta de pedagogia social que não se restringe a um campo único de intervenção – pode ser implementada no âmbito do lazer, da escola, dos sindicatos, da família, enfim, em qualquer espaço possível de educação. As discussões ligadas ao assunto ainda são recentes no Brasil, embora já tenham percorrido uma longa trajetória na Europa.
O autor define animação cultural como uma tecnologia educacional. Em outras palavras, trata-se de uma intervenção pedagógica, pautada na ideia de mediação, que pretende servir de estímulo às organizações comunitárias, ao provocar questionamentos acerca da ordem social estabelecida, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.
É apresentada uma discussão conceitual sobre o assunto, a partir do diálogo com os Estudos Culturais e com a Estética, bem como experiências desenvolvidas tendo o esporte e o cinema como ferramentas. Ao final, o autor examina os desafios a serem enfrentados na formação do animador cultural.