Artesanato e Identidade Territorial: Manifestações e Estudos no Brasil Meridional

Artesanato e Identidade Territorial: manifestações e estudos no Brasil meridional vem a lume para dotar de maior visibilidade o artesanato e sua produção nos territórios do Brasil meridional. Assentados em pesquisas recentes, com abordagem interdisciplinar e reunindo jovens e experientes pesquisadores, os capítulos desta coletânea trazem análises das múltiplas interfaces entre as temáticas do artesanato e da identidade territorial. Ao refletirem sobre essas temáticas, por diferentes perspectivas, os autores apontam a permanência e relevância das práticas artesanais, na contemporaneidade, enquanto representação cultural e territorial dos grupos sociais que as produzem. As análises aqui presentes contribuem para que se ampliem as condições de os atores territoriais assumirem maior protagonismo ao expressarem suas criações culturais no contexto das relações mediadas pela globalização, favorecendo a promoção do almejado desenvolvimento nos mais diversos territórios do país.