Educação infantil:

Esse livro retrata uma longa história de relação acadêmica entre investigadores de dois grupos de pesquisa que têm em sua trajetória especial interesse por infância e educação. Nesse percurso foram construídos elos de compromisso com políticas públicas e formação de professores em educação infantil. Os textos reunidos nessa obra apresentam – em diálogo ou em confronto – abordagens e análises realizadas em contextos distintos sobre temas diversos, como por exemplo: relações sociais na creche; identidades étnico-raciais; leitura e escrita; instituições culturais e crianças pequenas; políticas para a educação infantil; formação e pesquisa.
No livro se entrelaçam diferentes aspectos da infância e da educação infantil, seus problemas, suas conquistas e perspectivas. Aí reside seu interesse para professores e gestores de educação infantil e ensino fundamental, bem como para pesquisadores e profissionais que trabalham com gênero, inclusão, arte e produção cultural dos pequeninos.
Prêmio Jabuti 2012 - Educação