Esboço do caráter brasileiro

As crenças, opiniões, tradições e costumes dos últimos três séculos que representam a nossa sociedade são dissecados pelo estudioso Fernando Flora para compreender o espírito do povo brasileiro e português, e como suas histórias estão entrelaçadas. "Esboço do caráter brasileiro", através da narrativa histórica, examina o discurso, observando o "inconsciente cultural oculto e arcaico", ou seja, como "a complexidade da vida social pode ser reconhecida na descrição do visível", descrevendo a pluralidade das relações sociais, os costumes enraizados, partindo do presente para encontrar no passado explicações sobre sua atual conjuntura. Temas como elite brasileira, riqueza, pobreza, a coexistência de relações sociais, a violência, a religião são dissecados nesse ensaio para melhor compreensão da atual cultura brasileira e como a tradição portuguesa nos moldou. "A corrupção sistêmica, a incompetência administrativa e os privilégios políticos" são pontos investigados, junto com conceitos psicanalíticos. Em uma análise ensaística que "infere o inconsciente cultural", este livro constitui um estudo seminal e imprescindível para constatar que, apesar do Brasil tentar extirpar a existência de Portugal de sua história, o país europeu continua a "exercer sua influência no fundo do inconsciente coletivo".