Gentidades

Em Gentidades estão reunidos três textos de Darcy que denotam sua fluência para desvendar os mistérios do homem, No primeiro, Darcy analisa Casa-grande & senzala, obra-mestra de Gilberto Freyre, destacando tanto as virtudes do texto e de seu autor, como suas discordâncias com ele. No segundo texto do livro, temos sua reflexão a respeito do índio Uirá que, assim como outros nativos no Brasil, atravessou tormentas que o fizeram sentir um desterrado em sua própria terra. Encerrando o volume, um depoimento fraterno sobre Salvador Allende, presidente do Chile cuja história política Darcy acompanhou de perto. Gentidades atesta o dom de Darcy para seduzir nossas mentes com sua visão clara e ao mesmo tempo profunda sobre os dilemas humanos.

Autor

Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, em 26 de outubro de 1922. Formou-se em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1946. Construiu uma brilhante carreira intelectual de projeção internacional, notadamente nos campos da antropologia, etnologia e educação. Além de ter sido um estudioso do modo de vida dos povos indígenas, os defendeu arduamente.Em 1954, organizou no Rio de Janeiro o Museu do Índio, o qual dirigiu até 1957. Também em 1954, elaborou o plano de criação do Parque Indígena do Xingu, situado ao norte do estado de Mato Grosso. Darcy Ribeiro destacou-se como escritor, educador e político, além de ter sido figura presente nos momentos centrais da história brasileira da segunda metade do século XX. Foi ministro-chefe da Casa Civil do governo João Goulart (durante o qual foi também ministro da Educação). Foi eleito vice-governador do Rio de Janeiro em 1982.Neste período, foi concomitantemente secretário de Estado da Cultura e coordenador do Programa Especial de Educação, com a missão de implantar 500 CIEPs no Estado do Rio de Janeiro. Exerceu papel central na fundação da Universidade de Brasília, em 1962, da qual foi o primeiro reitor. Foi senador da República entre 1991 e 1997 e membro da Academia Brasileira de Letras. Faleceu em Brasília em 17 de fevereiro de 1997.Atualmente, a Fundação Dary Ribeiro (FUNDAR), localizada no Rio de Janeiro, possui todo o acervo documental do autor e de sua esposa Berta Ribeiro, que reúne aproximadamente 30 mil volumes. Esse material, reunido durante 50 anos, representa grande parte da história do Brasil e da América Latina. Apresenta, principalmente, diversos estudos sobre a formação cultural e identidade brasileira.Darcy Ribeiro sempre deixou claro seu inconformismo com as desigualdades sociais e sua disposição para trabalhar por meio de sua atividade intelectual e política em prol de um Brasil melhor. Em sua vasta obra, destaca­?se O povo brasileiro, fruto de 30 anos de escrita e reformulações. Em nosso blog, você também tem encontra a entrevistas e conteúdos exclusivos sobre Darcy Ribeiro e sua obra.