Gestão por Inteligências

A Gestão por Inteligências, definida como a capacidade de compreender, desenvolver e gerenciar as inteligências racional, cultural, emocional e espiritual de uma forma integrada, tem o potencial de mudar os modelos mentais dos agentes públicos. Além da necessidade de conectar as informações e lidar com modelos complexos (inteligência racional), o agente público precisa ser paciente e motivado (inteligência emocional), precisa aprender com outras culturas (inteligência cultural), e precisa analisar os problemas sob diferentes perspectivas e desenvolver uma visão grande de mundo (inteligência espiritual). O principal objetivo da gestão por inteligências é a busca de sentido, tanto nas informações obtidas como na vida profissional e pessoal. No nível individual essa integração busca autonomia, domínio e propósito, que são os fatores que realmente motivam as pessoas. No campo da organização, esta integração proporciona o alinhamento entre as competências individuais com objetivos da organização. Este livro propõe uma reforma do Estado que integre as vantagens dos três modelos de gestão na administração pública (modelo burocrático, Nova Gestão Pública - NGP e Novo Serviço Público - NSP). A humanização no setor público e a governança compartilhada levam a supremacia do interesse público e a efetividade das Políticas Públicas (características chave do NSP), em vez do foco extremo na eficiência (modelo NGP) ou no cumprimento de normas e leis (modelo burocrático). A crise de confiança e a crise econômica estão mostrando a importância da inclusão da Sociedade no relacionamento entre o Estado e o mercado, a fim de melhorar a inteligência governamental.