Gira Brasil: Danças Circulares Brasileiras

A dança folclórica pode ser vista e/ou entendida como um produto cultural de um povo, podendo servir como um instrumento de análise e de investigação e um conteúdo de estratégia para a disseminação da cultura de uma sociedade. Devido a sua grande extensão territorial e as influências de diferentes povos que trouxeram as tradições do seu país de origem, o Brasil apresenta uma grande variedade de danças folclóricas. A dança folclórica faz parte da cultura popular que é aprendida, aceita e transmitida de maneira informal. As diferentes formas coreográficas apresentadas revelam a cultura regional do povo brasileiro e contribuem para a formação do caráter humano do praticante e da comunidade à qual pertence. A proposta inicial é apresentar um material de apoio que facilite a compreensão do tema danças folclóricas brasileiras, em especial as praticadas em roda, e oferecê-las como oportunidade de técnicas corporais, com os passos das diferentes danças brasileiras, de diferentes regiões. A quase inexistência de obras com informações sobre o assunto pode deixar mais complicado tentar entender o que é cultura, por exemplo. Mas esta obra facilitará a compreensão do tema danças circulares brasileiras, por parte dos educadores em geral, facilitando o aprendizado e tornando-o mais prazeroso.