Grécia revisitada

Uma incursão fascinante pela literatura, pelo teatro e pela filosofia gregas ao longo dos séculos de cultura helenista

Grécia revisitada – Ensaios sobre cultura grega é uma coletânea de textos do filólogo português Frederico Lourenço, que nos leva a explorar aspectos da literatura, do teatro e da filosofia ao longo dos séculos de cultura helênica. O primeiro bloco de textos cobre quase todo o espectro cronológico da literatura – incluídas as tragédias e comédias – entre os séculos VIII e IV antes de Cristo.

O segundo bloco se detém exclusivamente na poesia. Os ensaios falam das conexões entre o aedo e o herói nas epopeias e da presença relativamente rara das cenas de batalha na obra de Homero. No bloco seguinte, sobre o teatro grego, Lourenço trata da tristeza como traço principal da personagem Electra em Sófocles e Eurípedes, do tema da amizade em Alceste, de Eurípedes, e do feminismo em Aristófanes.

O amor, a retórica e a reencarnação são os temas dos dois ensaios sobre Platão. Segue-se o enfoque da prosa tardia, já na era cristã, e um conjunto de textos sobre as relações dos temas gregos com momentos da literatura portuguesa. Finalmente, retorna-se ao teatro em três breves ensaios.