Inia e a Vingança do Canaime

Na mitologia da cultura indígena do norte do Brasil, o Canaimé é um guerreiro, dotado de poder mágico. Ele pode falar e transformar-se em animais, especialmente em onça pintada, além de ficar invisível. Pode invadir os sonhos, enlouquecer mentes, e há quem acredite que ele possa possuir corpos, dentre outros poderes mágicos. Para alguns, ele é um ser maligno. Para outros, o Canaimé é um justiceiro, que busca punir os que não agem corretamente. Na Trilogia Inia, o Canaimé é um guerreiro, que tem por princípio manter a ordem natural e cultural. Ele acredita que o boto vermelho da região amazônica, conhecido como boto cor-de-rosa, é um animal encantado, que deve ser preservado e mantido em seu meio natural. Então, o Canaimé fará o que achar necessário para que o boto de Inia, que ele acredita ser o "Boto Rei", fique sempre em sua região natal para, promover o equilíbrio entre o que é natural e sobrenatural.