O enigma sobre a luz

Um enigma de dois séculos é descoberto na cúpula de um abajur comprado pelo analista de sistemas Olavo Archetti. Agora ele e sua namorada Diana Ângela, campeã olímpica de vela, terceiro-sargento da Marinha e historiadora do Museu Naval e Oceanográfico do Rio de Janeiro, passam seus dias tentando decifrá-lo. Um navio naufragado no século XIX, uma laje não cartografada no litoral de Saquarema, o quadro misterioso e os diários deixados pelo matemático, astrônomo e arquivista da Real Biblioteca de Lisboa José Manuel de Bartuzelo Algodor, a coleção do arquiteto militar francês Paul Henry de La Rochelle do século XVIII, que propositalmente não teve seu último volume traduzido, o instrumento jacente no plano de Pedro Nunes, gênio do renascimento português, visitas à Biblioteca Nacional e ao Real Gabinete Português de Leitura, formam a rede de dúvidas e temores por onde caminham Olavo e Diana. Mas precisam ter cuidado, porque outros também já sabem.