O Nascimento da Tragédia - Versão Original

Primeiro livro de Nietzsche, O nascimento da tragédia foi publicado em 1872. Nele, Nietzsche analisa a cultura e o mito e faz uma reflexão profunda sobre a arte, contrapondo os deuses Apolo e Dioniso e seus aspectos opostos e contraditórios. Esta obra, despertou polêmica pelo seu caráter pessoal e pela ousadia de sua abordagem: desafiava a concepção tradicional dos gregos como povo sereno e simples e exaltava a ópera de Wagner como renovadora do espírito alemão, numa singular mistura de reconstrução histórica, intuição psicológica e militância estético-cultural. Mais de um século depois, suas teses continuam discutidas. Ele oferece não só uma interpretação da tragédia, mas da própria cultura grega, do nexo entre arte e conhecimento e da época moderna. Já neste primeiro rebento a filosofia nietzscheana se revela como apaixonada reflexão sobre o sentido da existência.