O PAÍS DOS BEM-TE-VIS: ENSAIO SOBRE A INVEJA NA CULTURA BRASILEIRA

DESCRIÇÃO INFORMAÇÃO ADICIONAL AVALIAÇÕES (1) VER SUMÁRIO ENTREGA E DEVOLUÇÃO Descrição O PAÍS DOS BEM-TE-VIS trata da inveja na cultura brasileira. Faz uma análise histórica da formação da inveja avaliando o que contribui para a existência dessa característica: Santa Inquisição, escravidão, genocídio indígena, a emotividade e a identificação projetiva, a facilidade de entender o outro para seu próprio benefício, o que faz o povo destemperado, não educado e sadomasoquista. O livro traz definições do que é inveja e suas características: o ódio, o congelar o tempo no presente, a maledicência e má-fé, o destruir o diferente. Aborda a ação prática da inveja: não ver a própria responsabilidade, a onipresença do medo e do conformismo,a violência,a inversão de valores necessária para invejar, a dificuldade de aprender que limita e a exclusão do diferente. Considera que o comportamento do brasileiro se assemelha ao do drogadito. Por último, o livro aborda as possíveis soluções: a terapia pelos 12 passos, as reparações necessárias, a importância de desenvolver espiritualidade, reverência e gratidão. Demonstra como é possível inverter o comportamento de inveja para admiração, a solução do problema. Termina demonstrando a capacidade do povo brasileiro para a alegria, as qualidades que tem para o trabalho conjunto de sucesso nas grandes festas populares, onde não há inveja.