Categorias Ver Todas >

Audiolivros Ver Todos >

E-books Ver Todos >

Revista Conhecer Fantástico - Dinossauros

Revista Conhecer Fantástico - Dinossauros

Sinopse

Os dinossauros constituíram uma das espécies mais impressionantes que já viveram em nosso planeta. E o que desperta a curiosidade sem fim em milhares de pessoas é o fato desses seres vivos jamais terem convivido com o homem, afinal viveram na chamada Era Mesozóica, que começou há 245 milhões de anos e foi subdividida em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. Outro ponto importante quando o assunto é dinossauro é que eles fazem parte do grupo de animais terrestres mais bem-sucedido, afinal habitaram por mais de 150 milhões de anos todos os continentes da Terra.
Como você deve saber, os dinossauros eram répteis e, da mesma forma que grande parte do gênero, punham ovos com casca e tinham muitas semelhanças com os crocodilos e as aves atuais, como os ossos delicados dos membros, características do crânio e o tornozelo articulado. Por outro lado, os dinos diferem-se dos demais répteis em aspectos importantes. O principal é o fato de terem as patas exatamente sob o corpo, como as de um mamífero, e não afastadas para o lado.
A descoberta de fósseis pela paleontologia cada vez mais ajuda na catalogação de gêneros e espécies, além de contribuir para que possamos entender como esses gigantes encantadores viviam, o que comiam, como caçavam e lutavam, como se locomoviam, e em que velocidade, e qual era a estrutura física (desde os ossos às penas, peles e cores) de cada um deles. Nadando, correndo ou voando, os dinossauros foram divididos em dois grandes grupos, que se diferenciam pelo formato dos ossos da bacia e do fêmur: Saurischia (com quadril de lagarto) e Ornitischia (com quadril de ave). E nesta edição de Conhecer Fantástico pretendemos apresentar os principais gêneros e espécies, discutir teses de estudiosos no assunto (como a que diz que o Tiranossauro não foi o mais feroz de todos), esmiuçar o hábitat e os hábitos, e claro, falar sobre o desaparecimento destes animais há 65 milhões de anos.