Revista Conhecer Fantástico - Mistérios do Tibete

Todo mundo que já teve aulas ou leu a respeito de métodos de estudos antropológicos deve ter tomado conhecimento de que, para estudar verdadeiramente um outro povo e seus costumes, é preciso que o estudioso “esqueça” dos conceitos e valores da sociedade à qual pertence. Em suma, só podemos entender um outro povo e o analisarmos de acordo com os conceitos dele, e não os nossos. Quando paramos para pensar friamente sobre esta questão, vemos que muitos enganos vêm sendo cometidos ao longo da história exatamente pela inobservância desta condição, que acaba gerando intolerância.
Exemplos disso temos aos montes e abrangem áreas das mais diversas. A poliandria (casamento de vários homens com uma mesma mulher), por exemplo, é inimaginável numa cultura dita católica ocidental como a nossa, mas é perfeitamente aceitável (e até preferível) em sociedades em que o número de mulheres é muito inferior ao de homens. E será que temos o direito de condenar este costume? Baseados em quê poderíamos fazer isso? Será que os poliândricos também não nos vêem com a mesma estranheza?
Podemos aplicar este mesmo raciocínio de tolerância para “olhar” para diversas outras situações, como o papel das mulheres nas sociedades árabes, os diversos costumes religiosos espalhados ao redor do mundo, a divisão tribal africana, e até a culinária, como o fato dos chineses comerem insetos. Já imaginou como o mundo seria bem menos rico e interessante se os costumes de uns fossem impostos a outros? Como poderíamos conhecer culturas e nações tão diferentes e nos encantar com suas características? Impossível. Então, convido-lhe a “esquecer-se” um pouquinho de quem você é, como vive e em quê acredita para adentrar um mundo bem peculiar: o Tibete, um lugar no topo do mundo, onde as armas deram lugar à religião e onde vive um povo com valores bem próprios.

Autor

On Line Editora: Um sonho que se materializa diariamente, que inova o mercado de publicações impressas e que possibilita que outras pessoas concretizem seus anseios profissionais. Estes são apenas alguns dos elementos que caracterizam a trajetória da On Line Editora, que completa mais de 25 anos de sucesso e de especialização de suas publicações. "Nosso objetivo sempre foi buscar novos nichos de mercado, assim como abordar, de maneira diferente, aqueles que já existem, trazendo uma proposta diferenciada", comenta Paulo Roberto Houch, fundador e presidente da empresa.