Tecendo histórias e memórias das cidades

Pesquisar a Cidade é encontrar-se em uma encruzilhada, com múltiplas possibilidades, onde o palco de representações se amplia nas experiências humanas. A cidade se apresenta ao historiador como uma rede de encontros, relações sociais e possibilidades de pesquisa, nas diversas temporalidades que as transformações do espaço físico e das mentalidades humanas propiciam. Conhecer uma cidade implica o grande mérito de estabelecer a convivência com a sua identidade social, política, religiosa e cultural. Suas representações são visíveis e registradas na arquitetura, nos monumentos, documentos, obras culturais, assistenciais, religiosas, dos memorialistas, dos jornais, das fotografias e outros importantes registros que expressam valores, vivências do cotidiano, seus dramas e suas tramas. A cidade se apresenta como expressão da cultura em suas múltiplas facetas. A cidade é experiência visual, lugares saturados de significações, acumuladas pelo tempo, em reflexão tão bem expressa nos textos que essa obra nos convida a desfrutar! Esse livro está repleto de representações das cidades nas mais variadas formas como elas podem ser representadas.