Transformação Digital com metodologias ágeis: Como usar o Agile para tornar sua empresa mais ágil e competitiva na era digital

A revolução digital impôs uma nova realidade às empresas. Os modelos de negócio e a arquitetura organizacional tradicionais já não dão conta de produzir as respostas adequadas e em tempo hábil aos desafios do ambiente, aos anseios dos clientes e à concorrência. É nesse cenário que emerge o Agile, uma mentalidade que vem moldando a cultura das empresas mais inovadoras do mercado e permite que elas não só sobrevivam, mas sobretudo cresçam e escalem seus negócios por meio da implementação de metodologias ágeis na rotina de seus negócios. Em Transformação Digital com metodologias ágeis, Neil Perkin apresenta o Agile, o panorama de seu surgimento – a princípio, na área de desenvolvimento de softwares – e a sua crescente aplicação em todas as outras funções organizacionais. Perkin demonstra, por meio de inúmeros estudos de caso, como as empresas estão implementando a cultura ágil, ou seja, se tornando mais flexíveis, adaptativas, centradas no cliente, visionárias, tecnológicas, inovadoras, ambidestras, entre outras características das chamadas organizações ágeis. Perkin também destaca na obra a importância das pessoas para se ter uma organização ágil, inclusive desconstruindo o mito de que a tecnologia é o que vem em primeiro lugar. Segundo o autor, a formação de squads multifuncionais incumbidos de "fazer entregas" a cada sprint usando o scrum, desenvolvendo MVPs (Minimum Viable Product), entre outras metodologias ágeis não-lineares, são fatores que permitirão às organizações tanto lidarem com os desafios do presente de forma adequada quanto escalarem no futuro pela inovação. O livro é ricamente ilustrado com estudos de caso, frameworks e orientações sobre como transformar a sua empresa em uma organização ágil, implementando cada elemento do Agile de forma adequada e consistente, para que tal metodologia se incorpore de fato à cultura do seu negócio. Esta obra é leitura necessária e de grande valor para líderes empresariais, gestores, empreendedores, consultores de empresas e todos aqueles responsáveis pela sustentabilidade e pelo crescimento das organizações.