U'buntu

Ubuntu é uma filosofia africana, presente na cultura de alguns grupos que habitam a África Subssariana, cujo significado se refere a humanidade com os outros. Trata-se de um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade. Para os africanos, ubuntu é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à do "amor ao próximo". Ubuntu significa generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados, e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre os seres humanos. Acredito que os seres humanos são, talvez, a única espécie que não vive sua tribo, não vive seu grupo, se atura nele por interesse. Desde que o mundo é mundo tem alguém em um palanque falando algo semelhante: "Sejam solidários! Amem seu próximo! Dividam! Compartilhem!". Esta em toda cultura. Pessoas deixaram seus couros pendurados em mastros e poças de seu sangue em solo sagrado com palavras semelhantes, mas...As pessoas são boas em falar, mas ruins em fazer. Talvez um dia, quem sabe, quando as pessoas deixarem estes palanques, arregaçarem as mangas e fazerem calos nas mãos em prol de pessoas insignificantes, bem, quem sabe este seja o momento da civilização se torne realmente significante e, isso, salvo melhor juízo, é ubuntu.