Uma Noite

O entusiasmo do autor, famoso astrofísico vietnamita radicado nos EUA, contagia o leitor pela clareza e exuberância com que nos guia ao nos fazer embarcar numa viagem pelas profundezas do cosmo. Ciência, lirismo, metafísica, para Trinh Xuan Thuan são partes de uma mesma equação, de uma mesma aventura. As páginas coloridas com as imagens espetaculares do espaço-noite misturam-se às visões metafísicas e oníricas de grandes artistas e escritores que fizeram da noite metáfora da nossa existência. Nessa atmosfera, segredos e mistérios do Universo vão sendo desvelados e reforçados delicadamente, com conhecimento e cultura. Ciência e poesia reúnem-se numa ode ao encantamento do céu e ao conhecimento. Trinh Xuan Thuan explica e introduz a qualquer pessoa os fenômenos da astrofísica com sensibilidade e fluência incomuns, valendo-se da ciência, da arte e da cultura. Ele não desvenda os mistérios do céu profundo, antes os amplifica, demonstrando o que se sabe ou não do nascimento do nosso Universo. Observar o céu, para um cientista, é viajar no tempo-espaço em busca de um início que, afinal, talvez nem exista. Uma viagem científica, lírica e metafísica pela noite.