A História Medieval e a gestação da Europa Moderna - Volume I

00:00 / 00:00

O curso visa apresentar um panorama sintético e sistemático da história européia entre os séculos I e XV da era cristã, através do qual seja possível identificar os fundamentos políticos, econômicos, sociais e culturais da Europa Moderna.
Partimos da idéia desenvolvida por Jacques Le Goff no ensaio “A Velha Europa e a nossa” (Lisboa, Gradiva, 1995) de que é importante pensar a longevidade do Velho Continente, pois a Europa é uma realidade em construção. Para esse autor, o esboço da Europa moderna e contemporânea – com os atuais países, suas diversidades políticas e culturais, seus problemas sociais e desafios, suas tradições e questões com uns – foi gestado entre os séculos V e XV, no período tradicionalmente conhecido com o Idade Média.
Mas o que vem a ser a Idade Média? Que conceitos e pré-conceitos estão contidos na expressão ao longo do tempo? Eles foram sempre os mesmos? O que havia de específico na história européia dessa época, para que pudéssemos propor uma periodização e dar esse nome ao período? O que veio antes, e depois? Essas perguntas guiarão no ssa reflexão na primeira aula e ao longo de todo o curso.