Baú de miudezas, Sol e Chuva - Crônicas

00:00 / 00:00

Baú de miudezas revela e guarda, a um só tempo, as coisas pequenas do cotidiano que nos instruem sobre a marcha do mundo. Aliás, o cotidiano é o cenário privilegiado sobre o qual ela se movimenta. As artes de fazer, as experiências do homem ordinário, no dizer de Michel de Certeau em A invenção do cotidiano,  ganham espessura nas narrativas de Cidinha,  que se mostram muito próximas da intensidade da vida real. Nessa tessitura, novos temas ganham vulto cada vez mais proeminente: vemos a escritora  avançar nas raias do mundo homoafetivo e das relações amorosas;  pensar os agenciamentos da procura por visibilidade em fase fulgurante das redes sociais, leia-se, do facebook; reposicionar o debate político sobre as práticas das religiões de matriz africana; traçar perfis de personalidades a partir de ângulos pouco ou nada explorados pela ortodoxia midiática; declarar amor às cidades, revelar admiração por talentos artísticos do mundo negro.  Ora divertidas, ora irônicas, ora austeras, as crônicas de Cidinha nos permitem perscrutar nosso mundo interno.

Autor

Cidinha da Silva (MG) publicou 19 livros que contam com 227,2 mil exemplares em circulação, entre eles: “Um Exu em Nova York” (Prêmio Biblioteca Nacional, 2019) “Os nove pentes d’África” (PNLD Literário 2020) e "# Parem de nos matar!". Organizou duas obras fundamentais para o pensamento sobre as relações raciais contemporâneas no Brasil, Ações Afirmativas em Educação: experiências brasileiras (2003) e Africanidades e Relações Raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil (2014).Tem publicações em alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano. É curadora de Almanaque Exuzilhar (Youtube), conselheira da Casa Sueli Carneiro e doutora em Difusão do Conhecimento.