A Cena em Sombras

Num texto primoroso, Leda Maria Martins nos traz em A Cena em Sombras, em segunda edição, os corpos negros em todas suas riquezas, potencialidades, movimentos e significações. Para além do teatro negro, cujas premissas e desenvolvimentos são aqui muito bem estabelecidos e que traz as cenas estadunidense e brasileira para compor sua análise crítica, o ensaio carrega memórias, afetos, ritos e mitos que entrecruzam diáspora negra atlântica com a tradição, a ancestralidade e a cultura africanas em uma encruzilhada.O teatro negro representa aqui a resistência, a resiliência e a cultura afro-atlânticas como um jogo de signos e espelhos entre o palco e a vida cotidiana de negros e negras em confronto com os racismos e em reação aos preconceitos e processos de invisibilização e apagamentos de suas memórias ancestrais.Com uma nova introdução a esta segunda edição, "Uma Vez, um Livro", que estabelece a força insurgente do corpo performático, Leda reafirma neste já clássico estudo a potência da arte, do gesto político, da vigília, da ação e da negrura na construção de um país onde todos e todas caibamos.