A justiça de Deus em perspectiva

A justiça de Deus é um conceito central, não apenas para o Apóstolo Paulo, mas também para a tradição judaica. Porém, é necessário distinguir os elementos de continuidade e de ruptura entre ambos, superando as antíteses cristianismo x judaísmo, fé x obras, lei x evangelho, graça x mérito. Este livro se propõe a reler Paulo a partir de outro centro: o da missão entre os gentios. Sem pretensão de eliminar o valor da doutrina da justificação pela fé, é fundamental interpretá-la na perspectiva missionária. As antíteses citadas acima são decorrência do desvio do foco principal de Paulo, ou seja, inculturar o Evangelho entre os gentios. Nesse sentido, é importante superar a ideia da conversão como negação do judaísmo e compreender Paulo como chamado para viver uma missão na cultura greco-romana. Desse modo, temos a possibilidade de suplantar a visão do judaísmo como religião legalista, e abrir caminhos para o diálogo com a tradição cristã. A justiça de Deus em Paulo, entendida como graça, tem raízes na tradição judaica, tanto no Antigo Testamento, como nos manuscritos de Qumran.