A Multifuncionalidade da Agricultura Familiar e a Promoção do Desenvolvimento

As mudanças nas relações sociais, ambientais e econômicas têm trazido novas reflexões, com o desafio de entender o novo desenvolvimento rural. Nesse sentido, é necessário abandonar a visão reducionista de desenvolvimento rural como apenas agrícola, pois é insuficiente para explicar a realidade com muitas particularidades, tais como a produção familiar, a transformação da paisagem rural, a multifuncionalidade, uma vez que a finalidade desse desenvolvimento é a promoção e a melhoria das condições de vida das famílias rurais. A noção de desenvolvimento rural aplicada a um corte territorial (assentamentos rurais) é uma realidade complexa, mas com consenso a respeito de quais aspectos deveriam ser contemplados. A multifuncionalidade se distancia das outras por valorizar as características do rural e concomitantemente agrícola e as suas outras contribuições. Diante desse contexto, o objetivo geral da pesquisa é investigar o desenvolvimento, de que forma as funções da multifuncionalidade da agricultura familiar apresentam-se e se essas influenciam na promoção do desenvolvimento rural dos assentamentos rurais do município de Araguatins/TO. A investigação tem abordagem qualiquantitativa, é exploratória, com recurso técnico de pesquisa estudo de caso, cujo universo da investigação contemplou 21 assentamentos, com uma amostra de 63 famílias assentadas. Os resultados apresentam um espaço no qual não são manifestadas todas as funções da multifuncionalidade da agricultura familiar de forma integral, a agricultura do tipo periférica, constituída por estabelecimentos rurais geralmente inadequados em infraestrutura, cuja integração produtiva à economia depende fortemente de programas de crédito, pesquisa, assistência técnica e extensão rural, comercialização, entre outros. Porém, há potencial para o desenvolvimento rural e a expressão de todas as funções da multifuncionalidade, aproveitando ao máximo a potencialidade da agricultura familiar para as famílias, a sociedade e o meio ambiente.