A recepção cênica transestética

O que ficou em nós, artistas, nós que muitas vezes consideramos a presença virtual menos importante ou menos potente do que a presença real? Aliás, ainda existe diferença entre real e virtual? Existe com o advento da COVID-19,, uma nova realidade virtual? Conseguimos com esse fenômeno extrapolar a distância espaço-temporal entre os corpos? O autor nos faz perceber que a recepção atualmente está intrinsecamente conectada a uma lógica de consumo que nos aprisiona a um sistema no qual produzimos financeiramente para o/a outro/a, principalmente quando propagamos aquilo que nos chega. Dessa forma, a virtualidade se consolida como um meio para a distribuição e reprodução desse sistema, capaz de nos seduzir e nos condicionar a um modelo que visa ao entretenimento que alimenta uma economia que não é compartilhada. O caminhar da leitura do livro é repleto de bifurcações, o que torna sua apreciação multiperceptiva, capaz de despertar inúmeras reflexões, dúvidas, perguntas e respostas. Ao adentrar no universo exclusivamente da arte, o foco passa a ser o virtual, suas ferramentas e como as mesmas influenciam determinantemente na recepção. Entra em jogo a teatralidade e sua presença nas experimentações cênicas, numa abordagem expandida e fundamentada com a contribuição de autores/as que discutem tal objeto. A argumentação passa a abranger como a recepção pode ser estabelecida no cinema, no teatro, a partir de estudos específicos de obras artísticas que inspiram o pensamento do autor.