A telenovela e o futuro da televisão brasileira

Em popularidade, as telenovelas são o equivalente, na cultura brasileira, aos blockbusters de Hollywood, aos livros best-sellers mundiais, às músicas ouvidas por milhões ao redor do planeta e aos megashows que lotam estádios. Mas, com a consolidação do streaming e das novas mídias digitais, qual será o futuro da telenovela e da indústria televisiva brasileira como um todo? Em A telenovela e o futuro da televisão brasileira, Rosane Svartman, cineasta, escritora, diretora, produtora, pesquisadora e autora de novelas da TV Globo como Vai na fé (2023), Bom sucesso (2019) e Totalmente demais (2015), avalia que a resposta está na convergência midiática e na participação dos espectadores. Retomando a história do formato e sua transformação ao longo de mais de meio século, o livro oferece uma imersão no universo dos folhetins televisivos. A autora analisa a estrutura das telenovelas – tanto narrativa quanto de negócios – para entender sua relação com o público e sua consequente modificação a partir da popularização das plataformas de streaming, da diversificação das telas e das demandas e desejos da audiência. Para Rosane Svartman, a telenovela, enquanto se mantiver como parte da cultura do Brasil, não perderá seu lugar como produto de massa – podendo, dessa forma, ser consumida em qualquer plataforma, mídia ou tela sem perder sua essência e relevância. "O futuro da telenovela está nas mãos do telespectador e o futuro da televisão brasileira está nas mãos da telenovela", escreve. A telenovela e o futuro da televisão brasileira é leitura essencial não só para quem estuda e se interessa por cultura e mídia, mas para todos aqueles que desejam se aprofundar nos caminhos da cultura e da sociedade brasileiras.