A visão dos professores da rede pública de ensino em Itaporã/MS sobre a temática indígena com enfoque na Lei nº 11.645

A Lei nº 11.645/2008, desde que foi aprovada, dirige a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena na educação básica. A educação no Brasil, desde então, se deparou e vem encarando um significante desafio: modificar a estrutura da matriz monocultural e acrescentar o apoio que a diversidade indígena proporciona para a compreensão cultural e história nacional. Este estudo investigou a visão etnomatemática de algumas escolas na rede pública de ensino no Município de Itaporã/MS sob a perspectiva da referida lei. Pode-se afirmar que a etnomatemática é um tema respeitosamente relevante levando em consideração o desconhecimento do mesmo até por professores de matemática, bem como a aplicação da lei no que diz respeito à inclusão da temática indígena na educação básica. O estudo foi realizada com os dados obtidos por intermédio de entrevistas, observação participante e questionários preenchidos por professores de matemática, da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, e análise de documentos. Foram investigadas três escolas da rede pública do Município de Itaporã que atendem alunos indígenas. Os dados obtidos apontam para a quase inexistência de práticas efetivas de diferenciação pedagógica no sentido de atender às questões culturais e linguísticas dos estudantes indígenas. Mostram também a ausência de ações voltadas à valorização da história e cultura indígena e o desconhecimento da etnomatemática.