Além da Commedia Dell´árte

Tradição secular e linguagem contemporânea juntam-se e misturam-se no trabalho do Barracão Teatro sobre máscaras teatrais ocidentais. A pesquisadora Tiche Vianna, cofundadora do grupo, revela aqui os segredos da Commedia Dell'Arte, a importância, as possibilidades e a metodologia do uso de máscaras na dramaturgia contemporânea.QUARTA-CAPA Surgida na Itália renascentista e tendo posteriormente ganhado prestígio no mundo inteiro a partir de sua grande popularidade na França, a Commedia dell'Arte influenciou desde o Carnaval de rua até o teatro mais erudito. Das suas marcas registradas, uma é o improviso, a outra, o uso de máscaras. Tiche Vianna aborda aqui seu encontro com o gênero e suas características fundamentais. Uma das principais pesquisadoras do país na linguagem da máscara no teatro, ela não apenas apresenta o trabalho de criação no Barracão Teatro, de Campinas, do qual é cofundadora, como também desenvolve aspectos que se tornaram referência para a utilização das máscaras por atrizes e atores, constituindo uma verdadeira pedagogia da cena, muito Além da Commedia dell'Arte. COLEÇÃO ESTUDOS A coleção Estudos propõe-se a publicar ensaios críticos e pesquisas tratados em profundidade, com sólida argumentação teórica nos mais variados campos do conhecimento. A coleção forma, junto com a Debates, a marca de identificação da editora em nosso mercado. DA CAPA Imagem da capa: Cena de Diário Baldio, mostrando Cotoco, atuação e máscara em papelagem de Esio Magalhães, e Lady, atuação e máscara em papelagem de Gabriel Bodstein.