Antologia de contos românticos

Em sua multiplicidade de temas e modulações, os contos desta antologia oferecem um amplo painel cultural do Romantismo. A edição resgata um gênero que, na época, foi ofuscado por outros discursos ficcionais como o teatro, a poesia e o romance. Ao contrário do senso mais ou menos estabelecido, o conto romântico compõe uma face da produção literária de seu tempo tão representativa quanto qualquer outra. E o leitor, ao percorrer as histórias aqui reunidas, terá a oportunidade de comprovar o sabor da linguagem criativa e da ousadia temática. Na coletânea, figuram escritores que conheceram a consagração em outras áreas da literatura, como na poesia (Álvares de Azevedo e Gonçalves de Magalhães), na crítica (Araripe Júnior e Joaquim Norberto) e no romance (Joaquim Manuel de Macedo, Bernardo Guimarães e o Visconde de Taunay); nomes talvez menos conhecidos (como João da Silva Rio e Maria Firmino dos Reis), ao lado de uma glória nacional (Machado de Assis). Um dos introdutores da estética realista entre nós, Machado éflagrado aqui na fase inicial de sua carreira, ainda ligado ao Romantismo e sempre genial. De cada um desses mestres, o leitor receberá a sua lição sobre a força e a permanência da arte romântica.