Cacau - Sul da Bahia

Os autores, servidores da CEPLAC, se sentem agraciados pelo cacau, fruto-ouro que lhes facultou excepcionais condições por toda trajetória profissional, razão pela qual escreveram a presente obra como forma de gratidão.
 Através de 15 capítulos, em síntese enfocam:
 • A epopeia dos pioneiros homens que, com esforço e luta, inclusive beligerante, implantaram a lavoura cacaueira, deixando ensinamentos para as gerações subsequentes,  criando uma história agrícola sem igual.
 • As características do cultivo e posterior beneficiamento de suas sementes, além da interação do cacaueiro com o meio fitogeográfico da Mata Atlântica.
 • A importância da cacauicultura nos aspectos sociais, econômicos, ecológicos, além de se constituir num vetor de atração financeira e epicentro de desenvolvimento rural.
 • O chocolate, pelas suas características alimentícias energéticas e até, como muitos acreditam, afrodisíacas, sem se esquecer do seu encanto que exerce entre as mulheres, companheiro nas suas crises emocionais, sobretudo
 ligadas a uma desdita amorosa.
 • As crises da cacauicultura em1931e 1957, ocasionando a intervenção do Estado com a criação do ICB e da CEPLAC, bem como a atual que se arrasta por mais de 20 anos."