Carrancas Urbanas

Entre os diferentes objetos de colecionismo um dos mais interessantes e pouco conhecidos são as carrancas. Originalmente, elas foram esculturas posicionadas na proa dos navios com as funções de afastar ameaças, proteger os marinheiros de investidas inimigas e celebrar grandes conquistas. Uma das mais conhecidas figuras desse tipo está no Museu do Louvre e chama-se Vitória de Samotracia. Com suas vestes molhadas e personificação da vitória da cidade grega de Rhodes, se configura numa belíssima escultura representativa dos padrões de beleza gregos e de sua constituição republicana e democrática evoluída. Posteriormente, vemos esse conceito aplicado a acessórios arquitetônicos que passam a ser amplamente difundidos, de Veneza até o Rio de Janeiro, de forma espirituosa, como pequenos itens de ferro que seguravam as bandas das janelas, representando formas humanas e animais que 'guardavam' a casa. Divergindo das carrancas que guiavam os navios, as carrancas urbanas perderam seu aspecto truculento e adquiriram nova funcionalidade. A junção de estética rebuscada a objetos utilitários foi característica do movimento Art Noveau. Outra diferença entre os dois tipos de carranca é seu modo de produção, enquanto as primeiras eram produzidas artesanalmente, as segundas eram produzidas no modelo industrial, de tamanho reduzido, larga escala e grandes variedades. O colecionismo desses objetos remanescentes de estilos arquitetônicos e artísticos do passado é uma das mais interessantes e benéficas formas de registro. A prática envolve conhecimento, estudo e aperfeiçoamento, formando um legado que não é perene e abstrato, mas que se perpetua como fonte de informação e inspiração para gerações futuras. O colecionismo preserva objetos que caem em desuso e se configura numa oportunidade futura de apreciação do público em geral. Consideramos o elenco dos diferentes objetos reunidos pelo colecionador, uma extraordinária oportunidade de observar os tipos de acabamentos e soluções aplicadas para aproveitamento dos elementos funcionais sem perder a inventividade. Aqui se apresenta para o leitor uma oportunidade de apreciar uma análise profunda desses pequenos objetos, que retratam aspectos da sociedade da época em que eram utilizados, ao conhecimento e alcance atual.