Católicos e Evangélicos Nominais

Neste livro, Maria do Carmo Rocha oferece uma profunda análise das percepções, vivências e comportamentos dos alunos universitários da UFMG em relação à religião. Com base em uma ampla pesquisa realizada em parceria entre a PUC Minas e a UFMG, o livro examina as respostas de alunos em questões relacionadas à vida familiar, profissional e pessoal. Esta análise, conduzida através da estatística descritiva, revela insights inéditos que podem auxiliar nas ações relacionadas à influência da religião no ambiente universitário. A comparação entre católicos e evangélicos é feita em todos os aspectos estudados. Os aspectos da vida familiar analisados dizem respeito a questões referentes a escolha de parceiros; transmissão do ensino religioso para filhos; opinião sobre a castidade e sobre o homem como chefe da família. Os aspectos da vida profissional analisados são relativos ao critério utilizado para a escolha do curso; ao interesse em fazer pós-graduação; e à opinião sobre a ajuda da religião na vida profissional. Os aspectos da vida pessoal analisados foram a concordância com a legalização do uso de drogas hoje proibidas, sobre já ter tido relações sexuais e ter feito uso de pílula do dia seguinte (contracepção de emergência). Uma leitura essencial para acadêmicos, líderes religiosos e todos interessados no papel da fé na vida dos jovens adultos.