Direito ao meio ambiente, cultura e fé

A presente obra objetivou analisar a influência das práticas culturais da comunidade tradicional Kalunga, do município de Monte Alegre de Goiás, na proteção e preservação do meio ambiente. A Comunidade possui modo específico de produzir e viver, que estão ligados aos saberes adquiridos pelos seus ancestrais. Para eles, a natureza é divina e regula as relações e as ações humanas. Há tempo de plantar e tempo de colher. É considerada um território de povos tradicionais, remanescentes de quilombos, filhos de ex-escravos, oriundos de antigos núcleos de mineração de ouro, existentes na época da colonização do estado de Goiás nos séculos XVII e XVIII, especialmente de Arraias, Monte Alegre de Goiás e Cavalcante. Povos e Comunidades Tradicionais, conforme o Decreto 6.040/2007, são grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para a sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas geradas e transmitidas pela tradição. E são essas práticas promovidas pelos povos tradicionais, que assumem um papel relevante, que permite a proteção do meio ambiente quanto ao uso dos recursos naturais, tornando suas atividades sustentáveis.