Direitos Humanos e Educação: Igualdade e Diferença na Escola – Um Diálogo com Professores da Educação Básica

Por que publicar um livro sobre Igualdade e Diferença na Escola – um diálogo com professores da Educação Básica? A formação de professores sempre esteve distante das temáticas que pudessem contribuir com a conscientização e análise crítica das demandas sobre inclusão, direitos humanos e as diferenças no contexto da escola e da formação docente. As diferenças, as diferentes culturais e as exclusões sociais foram sempre tratadas, muitas das vezes, como "normais" em relação aos contextos da sociedade que ficaram à margem dos direitos básicos e da sua essência como ser humanos; pessoas com deficiência, surdos, crianças, jovens, negros, mulheres, índios e toda a diversidade que compõem a nossa sociedade e com suas opções política, cultural e religiosa. No Brasil, a grande contradição é ser um país democrático de direito, mas ao mesmo tempo vivenciamos uma sociedade pautada pela exclusão e eliminação do outro. Precisamos construir uma cultura de respeito aos direitos humanos das pessoas, com este trabalho queremos contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento de uma educação fundamentada e respalda nos Direitos Humanos, que valorize e respeite as diferenças com um grande objetivo de construir uma sociedade democrática, justa e humana. Uma sociedade onde todos possam ser respeitados em suas diferenças na igualdade e a igualdade na diferença. Somos diferentes mas, ao mesmo tempo, somos iguais. A escola, como espaço privilegiado para a construção e consolidação da cultura de direitos humanos, deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos.