Dobrão De Cinco Moedas

O século XVIII foi o século do ouro, marcado pela riqueza econômica, o período de maior esplendor econômico e cultural foi o reinado de D. João V, de 1706 a 1750, um rei que não economizou divisas na ostentação de seu poder, como a construção da belíssima Biblioteca da Universidade de Coimbra e dos suntuosos Conventos e Palácio de Mafra, este último com as dimensões do Palácio de Versalhes. Datam do reinado de D. João V os chamados Dobrões. Moeda de ouro de 20.000 reis, com valor legal de 24.000 reis, denominada Dobrão, cunhada na casa da moeda de Vila Rica em Minas Gerais de 1724 a 1727. Letra monetária MMMM. Com peso de 53,78 gramas de ouro, é a moeda de maior valor intrínseco que já circulou no mundo, tornando-se emblemática do ciclo do ouro nas Minas Gerais do Brasil. Com apenas uma moeda se comprava 12 cabeças de gado, e já uma jovem escrava valia quatro dobrões. Essas moedas eram o reflexo da abundância aurífera e demonstram a opulência do reinado de D. João V na época.