Economia do desejo e desejo de economia

Economia do desejo e desejo de economia é uma etnografia realizada junto a coletivos culturais ligados ao Fora do Eixo, rede de coletivos e agentes culturais fundada em 2005 com o intuito de promover eventos e artistas que atuem fora do eixo Rio-São Paulo. Se trata de um experimento antropológico que analisa como o Fora do Eixo seus saberes técnicos e ideológicos são assimilados e rearranjados às realidades de coletivos culturais do interior de São Paulo. Aqui, o Fora do Eixo não é um modelo arbitrário ao qual os coletivos irão se adaptar como uma relação de imagem-semelhança, mas sim um conjunto de códigos que servirá como pano de fundo para a livre atuação dos coletivos operarem em consonância. Dessa forma, o livro procura descrever e discutir um discurso econômico enunciado no Fora do Eixo, pautado nos princípios da Economia Solidária e da Economia Criativa, e que é impossível de se dissociar de um discurso político. Um discurso ácido e, para muitos, subversivo.