Educação contemporânea e diversidade

A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida.
Educação contemporânea e diversidade traça um panorama da educação contemporânea, principalmente a partir da legislação brasileira sobre o direito à educação, compreendendo-a como um princípio fundamental do ser humano. O livro apresenta a educação sob a perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases e da Constituição Federal, bem como os entraves que impedem a efetivação de conquistas da igualdade de direitos. O livro prioriza a solidariedade humana, os princípios de liberdade e o respeito à diversidade cultural como promotoras de uma educação que garanta cidadania, igualdade de direitos da educação contemporânea e políticas públicas voltadas para a educação inclusiva. Entre os temas abordados estão diversidade e inclusão como promotoras da igualdade, educação para pessoas com deficiência, educação inclusiva, diversidade cultural brasileira e seu direito à educação, abordagem inclusiva do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana e definições de gênero e orientação afetivo-sexual. O livro trata ainda da inclusão como prática da sala de aula, seus avanços e principais desafios e apresenta exemplos de práticas de inclusão bem-sucedidas. O objetivo é proporcionar ao leitor uma visão geral dos aspectos essenciais da educação contemporânea e sua prática para a promoção da diversidade.