Educação indígena

Nesta obra, ocorre uma buscar em conhecer a realidade dos indígenas que vivem na cidade de Manaus e quais as formas de preservação da cultura através da língua materna. Decorre também uma pesquisa sobre o quantitativo de indígenas que vivem no contexto urbano, e as características de cada comunidade indígena urbana relatada na obra. Trazendo uma necessidade de conhecer a Amazônia pelo olhar dos indígenas (cacique de cada comunidade), a busca abrange a educação indígena que acontece nos centros educacionais indígenas em Manaus, trazendo as informações valiosas produzidas pelos professores indígenas (karai) e suas metodologias utilizadas nos centros indígenas. Conseguindo contextualizar os ensinamentos repassados pelos anciãos e as demandas que a Secretaria Municipal de Educação repassa para que sejam realizadas, de acordo com as diretrizes pedagógicas indígenas. Enfatiza-se, ainda, conhecer as vertentes de como a cultura indígena está sendo repassada para os descendentes indígenas nascidos em Manaus e como fator de contribuição e continuidade da cultura e língua materna.