ENEM e ENADE: Análise de Capital Cultural

ENEM e ENADE: análise de capital cultural analisa criticamente questões do ENEM e do ENADE, exames que ao longo dos anos foram crescendo em relevância e que fazem parte do cenário da educação brasileira. A obra inova, tomando como critérios para a análise das questões os conceitos de Bourdieu sobre capital cultural e reprodução das estruturas de manutenção da desigualdade. A investigação acurada permitiu verificar que o ENEM foi mudando de feição ao longo dos anos, para atender a demanda de universidades federais que passaram a fazer parte do conjunto de IES que adotam o exame como prova de acesso aos cursos de graduação e que o ENADE se constitui num exame de menor complexidade quando comparado ao ENEM. Trata-se de um livro que se constitui como contribuição para o campo das avaliações em larga escala dirigindo-se às professoras, aos professores e a todos aqueles que desejam avançar na compreensão desse instrumento que é um processo valorativo e diagnóstico, o qual produz indicadores de qualidade de nosso ensino e que pauta políticas públicas de educação.