ESPÍRITOS DA NATUREZA

"Nesta segunda edição revista e aumentada da conhecida obra Espíritos da Natureza são referidos os Elementais que fazem parte dos quatro reinos da natureza, os quais, desde épocas muito remotas, são conhecidos e respeitados por povos de diferentes culturas em todo o mundo. Esses seres astrais dotados de individualidade e inteligência — fadas, gnomos, ninfas, dríades e duendes, entre outros — vivem nos quatro reinos da Natureza, mas em dimensões que nos são inacessíveis, embora haja raros casos de serem vistos por seres humanos. Desses habitats que lhes são próprios, os Elementais têm a capacidade de sair e intervir no mundo físico, como na gênese dos seres vivos, na intensidade das chuvas e dos ventos, na formação de rochas e cristais, na força das correntes oceânicas, enfim, em todos os fenômenos mecânicos e naturais que, além das causas físicas e químicas do nosso plano material e que lhes estão subjacentes, carecem do concurso vital das energias fluídicas das regiões astrais que esses seres recolhem e manipulam com maestria. Os Espíritos da Natureza são vistos e definidos de diferentes formas, conforme as culturas dos povos que os veneram. No Brasil, por exemplo, alguns seres mitológicos das antigas tradições dos tupi e tupi-guarani, como a serpente Boitatá, a indígena Caipora e o negrinho Saci, entre outros, são tidos como protetores da Natureza, e entram no culto de várias religiões xamânicas e espiritualistas como Elementais."