Categorias Ver Todas >

Audiolivros Ver Todos >

E-books Ver Todos >

Sinopse

A violência é um fenômeno complexo, multifacetado, multicausal e multidimensional, presente em todas as esferas sociais. Segundo ONU, é um problema de saúde pública que acomete indivíduos de todas as idades, constituindo uma violação de direitos. Trata-se de uma das principais temáticas da saúde pública por comprometer a saúde e a qualidade de vida da vítima direta ou indireta, além de suas repercussões sociais e econômicas. Sendo assim, estudar o fenômeno da violência de forma integrada e holística é primordial envolvendo toda a sociedade e o Estado.  
Pautado em estudos científicos, este livro é um convite à reflexão sobre a violência em suas variadas formas e sobre a maneira como esse fenômeno influencia no dia a dia de famílias em diferentes contextos socioeconômico e cultural. A obra busca problematizar o conceito de violência, abordando esse fenômeno a partir de diferentes lentes teóricas e analíticas, com o objetivo de entender sua complexidade e contribuir para a análise e aprimoramento das políticas públicas e sociais vigentes. 
O livro divide-se em duas partes, totalizando 15 capítulos. A primeira apresenta diferentes contextos da vida familiar, abordando questões que perpassam por diversas etapas do ciclo de vida e relacionando-as às políticas públicas vigentes. A segunda enfatiza a questão da violência, reconhecendo que a elaboração e implementação de políticas públicas são fundamentais para a redução desse preocupante problema social e, consequentemente, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 
A obra destina-se primeiramente aos estudantes e professores do curso de graduação em Serviço Social que têm sua formação voltada para análise e discussão das políticas públicas que atendem às famílias em diferentes contextos, desde a infância até a velhice, além do enfoque nas políticas relacionadas à prevenção e combate à violência nas diferentes fases da vida. Também poderá ser útil como bibliografia complementar para os cursos das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, bem como aos profissionais e pesquisadores que se dedicam à temática."